Páginas

Visitantes

sábado, 6 de outubro de 2012

Reflexões sobre liderança cristã, pastores e ovelhas


Graça e Paz!

Reflexões originalmente postadas no Facebook por este blogueiro (https://www.facebook.com/cristoadvogadofiel?ref=hl ):




*O Pregador tem que ser o primeiro a comer (com prazer) o alimento que ele está oferecendo ao povo. Se o pregador não se alimenta da comida (palavra) que ele está oferecendo ao povo, ele não deve esperar que o povo se alimente da comida oferecida por ele!

______________________

*Dentro da ciência, a grande maioria dos problemas de desequilíbrio do corpo são originados na cabeça (doenças no labirinto - ouvido, doenças no cerebelo, stress, etc). Nas Igrejas Locais não é muito diferente, muitos desequilíbrios dos membros das Igrejas Locais são gerados na falta de saúde espiritual da liderança!

_____________________

*A Igreja Local é um espelho que reflete o seu principal líder (o Pastor Presidente, por exemplo)! Sabedor disto, o bom líder da Igreja Local se espelha em Jesus diariamente!

_____________________

*O bom líder não ensina e convence seus liderados simplesmente por meio de palavras, mas principalmente pelo exemplo! Jesus ensinava e convencia seus seguidores não só por meio de palavras, mas principalmente por meio do exemplo dEle!
 A liderança que não dá o exemplo naquilo que ensina ou exige de seus liderados não subsiste por muito tempo!
Trazendo para a área cristã, o líder cristão que deseja que seus liderados orem mais, tem que ser o primeiro a dar o exemplo de uma vida de oração; o líder cristão que pede aos seus liderados a assiduidade aos cultos e reuniões, tem que ser a assiduidade em pessoa; o líder cristão que pede pontualidade de seus liderados, tem que ser o mais pontual de todos; o líder cristão que quer santificação de seus liderados, tem que ser o primeiro a dar o exemplo de uma vida de santificação; o líder cristão que deseja que seus liderados sejam bons servos, tem que ser o primeiro a servir; o líder cristão que deseja ser valorizado e reconhecido por seus liderados, tem que ser o primeiro a valorizar e a reconhecer a importância pessoal de cada um de seus liderados; o líder cristão que deseja que seus liderados façam bom uso da língua, tem que ser o primeiro a dar o exemplo de uma língua convertida (que abençoa, que não faz fofoca, que não fala palavras torpes); etc.
 Jesus odiava (e continua odiando) a hipocrisia:
 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." Mateus 23:27
 Vejamos o bom exemplo de Jesus:
"Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o EXEMPLO, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes." (João 13:12-17)

_______________________

*Hipocrisia evidente e reiterada do líder gera quebra de confiança e rejeição!

_______________________

* Alguns líderes confundem autoridade com autoritarismo!
 Segundo o Dicionário Aurélio, AUTORIDADE é: "1. Direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer. 2. A pessoa que tem esse direito. 3. Valor pessoal, importância. 4. Autorização."
 Conforme o Dicionário Aurélio, AUTORITARISMO é: ". Caráter, sistema autoritário. 2. Despotismo." Significado de despotismo segundo o Aurélio: "1. Governo despótico. 2. Vontade imperiosa.
 3. Mando absoluto e arbitrário. 4. Ato ou exigência própria de um déspota; tirania. 5. Grande porção."
 O líder autoritário faz tudo do jeito que quer, não ouve conselhos, é centralizador e quando toma decisões não se importa com a reação de sua equipe.
 O líder sábio é aquele que ouve conselhos, delega autoridades e competências, toma decisões equilibradas e se importa com o bem estar de sua equipe.
 A Bíblia, no Velho Testamento, nos dá diversos exemplos de Reis que de tão autoritários sequer ouviram os conselhos dos profetas, todavia, as consequências foram drásticas (Ex. Rei Saul).
 O Novo Testamento também tem exemplos de Líderes Religiosos autoritários (Ex. Diótrefes - 3 João 1.9,10).
 Um bom exemplo de liderança é o grande homem de Deus Moisés, que ouviu o CONSELHO do seu sogro JETRO e delegou autoridade e competências a vários homens (como juízes) a fim de não se sobrecarregar e para não enfadar o povo (Ver Êxodo 28.13-27).
 O sábio Salomão nos ensinou a importância dos conselhos:
 "Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros." Provérbios 24:6
 "Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam." Provérbios 15:22
 "Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança." Provérbios 11:14
 Se você tem um chamado para liderar, aprenda com a Bíblia e com JESUS, o maior líder que já existiu! Jesus passava horas ouvindo conselhos de seu Pai todos os dias (pois Ele orava muito), amava sua equipe, ensinou, treinou, confiava (inclusive confiou a Judas a tesouraria do grupo - João 13.29), delegou autoridades e competências a sua equipe e a equipe dele cumpriu a tarefa direitinho (a equipe treinada por Jesus fez novos discípulos, espalhou o Evangelho e fez muitos milagres) !!!

____________________ 

 *O pastor, nos tempos bíblicos, usava dois instrumentos, a vara e o cajado (salmos 23.4 b).
 A vara é um pedaço de pau curto e era utilizada principalmente como uma arma de DEFESA das ovelhas (para afastar os lobos e outras feras) e também era utilizada como um instrumento de DISCIPLINA das ovelhas, simbolizando a força, o poder e autoridade de Deus.
 O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades. A utilidade do cajado não era bater nas ovelhas, mas sim trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.
 Tem pastores que só usam a vara, enquanto há outros que só usam o cajado. O bom pastor é aquele que faz bom uso das duas ferramentas que Deus deu a ele, a vara e o cajado!

___________________

*Ovelha saudável reproduz, multiplica. Ovelha saudável gera ovelhas e dá o leite materno às ovelhas filhas (discipulado, ensinamentos básicos) , todavia, quem cuida das ovelhas não são as ovelhas, é o pastor!
O pastor é quem leva as ovelhas até as pastagens, o pastor é quem mostra o caminho do abrigo para proteger as ovelhas do frio, dos perigos da noite e das tempestades, o pastor é quem trata as feridas das ovelhas quando elas estão machucadas e é o pastor quem protege as ovelhas das feras selvagens e dos ladrões!
Quer saber como está o pastor? Olhe para as ovelhas!
Pastor saudável = ovelhas saudáveis, protegidas e com boa aparência!
Pastor doente = ovelhas desprotegidas, enfermas e com má aparência!
Intercedam pelos pastores, pois há muitos pastores gravemente doentes nesta nação, o que reflete nas ovelhas!

____________________ 

*O Ministro Cristão que  se mantém firme e constante na esperança da volta de Jesus e a tem por iminente jamais larga a mão do arado na obra do Senhor!
Pregue como se fosse a última vez, ore como se fosse a última vez, fale do amor de Deus as pessoas como se fosse a última vez, adore e louve a Deus como se fosse a última vez, vá ao culto como se fosse a última vez!
A volta de Jesus está muito próxima e pode acontecer enquanto você lê estas linhas! Não percam esta esperança amados! Façamos o que o Senhor nos pediu enquanto há tempo!
"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." Mateus 24.36

_________________

*A divisão leva ao fracasso, a união leva a vitória!
O Reino de Deus na terra precisa de união!
Chega de divisões entre as Igrejas Locais!
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
Mateus 12:25

__________________

*Para o bom desempenho do barco, todos devem estar remando juntos, no mesmo sentido, e isto vale para qualquer Ministério!
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer." 1 Coríntios 1.10

__________________

*Devemos viver aquilo que pregamos e pregar de acordo com o que vivemos! Quando a nossa vida não condiz com o que pregamos, não há convicção em nossas palavras!

__________________

* Hipocrisia evidente e reiterada do líder o leva a rejeição e ao descrédito!

__________________

*Se você é pregador, não queira somente pregar para multidões, reconheça a importância dos pequenos grupos e das pregações individuais, afinal de contas a mensagem principal de Jesus (texto áureo da Bíblia - João 3.16) foi pregada reservadamente a um único homem, Nicodemos!

__________________


*Deus não está interessado em homens e mulheres reconhecidos no meio da cristandade como grandes pregadores, pastores ou cantores, Deus está interessado em homens e mulheres conhecidos por Ele!

__________________

Caso você queira ler a postagem intitulada: Planejamento Estratégico aplicado ao crescimento de membros em Igrejas Locais, clique AQUI!

Abraços!

Em Cristo,
Isaque Francelino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário